Com cinco derrotas consecutivas em disputas por pênaltis, o Palmeiras pode ter que decidir uma vaga na semifinal da Libertadores contra o Atlético-MG nas penalidades em caso de novo empate na próxima quarta-feira – o confronto de ida terminou 2 a 2.

Em Belo Horizonte, Hulk abriu o placar em cobrança de pênalti, no fim da primeira etapa. Weverton acertou o canto, mas não conseguiu defender o chute cruzado do atacante atleticano. O lance reabriu a discussão sobre o desempenho do palmeirense nas penalidades, com críticas de alguns torcedores sobre a suposta baixa eficiência do goleiro nesse tipo de lance.

Destaque e um dos líderes do Verdão, Weverton não defende uma cobrança no tempo normal desde 2019, contra o Ceará. Mas o desempenho em disputas decisivas continua importante, tanto que ele tem números superiores aos do ídolo Marcos.

Os números de Weverton são melhores se analisadas somente as disputas decisivas – ocorridas após o tempo normal. O atual titular tem oito defesas em 42 cobranças finais. O aproveitamento é de 19%, contra 18,6% do ex-goleiro, que fez 17 defesas em 91 tentativas dos adversários.

Weverton defendeu ao menos um pênalti em seis das sete disputas por penalidades (85,7%), enquanto Marcos pegou ao menos uma cobrança em nove das 16 decisões (56,2%).


Weverton comemora defesa de pênalti no Palmeiras — Foto: Cesar Greco


Em 2020, o Palmeiras conquistou o título do Paulistão em decisão contra o Corinthians, nas penalidades. O goleiro defendeu duas cobranças naquela disputa.

Desde então, o time de Abel Ferreira perdeu cinco vezes nas penalidades (Mundial de Clubes de 2021, Supercopa de 2021, Recopa de 2021 e Copa do Brasil de 2021 e de 2022). Nestas disputas, o atual titular só ficou zerado uma vez, contra o Defensa y Justicia.

Levando em conta todos os pênaltis batidos contra Weverton desde 2019, o goleiro defendeu dez e viu seis irem na trave ou para fora em 68 cobranças, de acordo com pesquisa do Espião Estatístico do ge.

Contratado em 2018, Weverton pode fazer o seu 250º jogo pelo Palmeiras nesta quarta-feira, contra o Atlético-MG. Avaliado entre os melhores da posição, ele deve ser um dos convocados pelo técnico Tite para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo do Catar.