A fase de quartas de final da Liga dos Campeões quebrou o equilíbrio de forças do nosso Ranking de artilharia por país. Tudo por conta de um sujeito chamado Karim Benzema. O francês, que faz temporada estupenda, marcou simplesmente quatro gols nos dois duelos diante do Chelsea e colocou a classificação do Real Madrid no bolso. Com essa ajuda e mais outra até certo ponto inesperada, a França desgarrou da Alemanha na lista, somando 37 gols. Os germânicos estão com 34. O Brasil, enfim, chegou para compor o pódio, agora com 28 bolas na rede.

Benzema foi a estrela das quartas de final. No jogo de ida, emplacou um hat-trick em pleno Stamford Bridge, garantindo um confortável 3 a 1 para o Real Madrid. Na Espanha, no entanto, não houve conforto algum, e coube ao francês matar o jogo com gol salvador na prorrogação, após derrota madridista no tempo normal pelos mesmos 3 a 1. Benzema contribuiu com esses quatro gols para a França em nosso ranking, mas houve ainda duas bolas na rede de um zagueiro. Pois é, Konaté carimbou as redes do Benfica, na ida e na volta, e ajudou na passagem do Liverpool à semifinal. No total, o país chegou a 37 gols de seus jogadores na competição.

A Alemanha não acompanhou o ritmo francês e fechou a fase na segunda posição. Foram três gols nas rodadas de ida e volta, todos marcados por jogadores do Chelsea: Havertz, Werner e Rüdiger.

O Brasil ultrapassou Portugal e cavou seu lugarzinho no pódio, graças a dois atacantes que brigam por vaga na lista final de Tite para a Copa do Mundo. Rodrygo fez o gol do Real Madrid que levou a segunda partida para a prorrogação, e Roberto Firmino marcou duas vezes pelo Liverpool em Anfield para despachar o Benfica - empate em 3 a 3 que classificou os ingleses, após vitória por 3 a 1 em terras lusitanas. Firmino é o artilheiro máximo do Brasil na atual edição, com cinco gols.

E como não falar da histórica classificação do Villarreal diante do Bayern? Os gols do holandês Danjuma (ida) e do nigeriano Chukwueze, na volta, não fizeram suas nações subirem tanto na nossa lista, mas vá perguntar se alguém em Villarreal se importa com isso. De quebra, o Submarino Amarelo ainda eliminou Robert Lewandowski, artilheiro da competição, que levava a Polônia sozinho nas costas com seus 13 gols.

Artilheiros da Liga dos Campeões 2021/22:

1. Lewandowski (Bayern de Munique) - 13 gols

2. Benzema (Real Madrid) - 12 gols

3. Haller (Ajax) - 11 gols