Fortes chuvas foram registradas durante a madrugada e manhã desta quinta-feira (13) em municípios da Região Metropolitana do Recife. Houve alagamentos em importantes corredores de trânsito, como a rodovia PE-15, em Olinda e Paulista, e a Avenida Mascarenhas de Moraes, na capital, onde motoristas tiveram dificuldade de passar e o trânsito ficou complicado (veja vídeo acima).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu, na noite da quarta-feira (12), um alerta para a possibilidade de chuvas fortes no Grande Recife e outras regiões do estado.

No Bairro do Recife, na região central da capital, até as 8h, foram registrados 83 milímetros de chuva em 24 horas pelo monitoramento da Apac, sendo 60 milímetros nas últimas 6 horas, o que equivale a quase seis dias do esperado para o mês de maio, 328,9 milímetros.

Uma árvore caiu na Avenida Conselheiro Aguiar perto do edifício Holiday e, às 9h30, a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) informou que o trânsito precisou ser desviado pela Rua Ribeiro de Brito. Um poste também foi derrubado.

Uma equipe da Autarquia de Limpeza Urbana (Emlurb) foi ao local para fazer a remoção da planta e a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) foi acionada devido ao poste.

Morando em Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, e trabalhando na Avenida Sul, Vânia Martins contou que levou o dobro do tempo para fazer o percurso habitual. Ela registrou o alagamento, em vídeo, quando passou pela Avenida Mascarenhas de Moraes, na altura da faculdade Universo.

"Passei de carro com meu marido. Levei uma hora e meia [até o trabalho]. Teve muito engarrafamento e tudo alagado. Aqui na Avenida Sul, com a Imperial, também está tudo alagado", relatou.

Segundo a CTTU, foram registrados também alagamentos na Avenida Agamenon Magalhães no sentido Olinda, próximo ao Parque Amorim; Avenida Dois Rios, na altura do SESI; Rua Santos Araújo, após o cruzamento com a Rua Vinte e Um de Abril.

A Estrada das Ubaias, Avenida Norte e ruas do bairro do Espinheiro, na Zona Norte da capital, também foram tomadas pela água durante a manhã. Também houve pessoas reclamando que a Rua Bernardo Guimarães com a Bispo Cardoso Ayres, na Boa Vista, também ficou completamente alagada.