Quem acompanha a carreira de Ivete Sangalo sabe que ela sempre teve proximidade com o pagode baiano. Desde os tempos em que "incorporava" em seus shows a personagem 'Piriguete Sangalo', a cantora sempre fez questão de apresentar, dentro do seu repertório, alguns hits de um dos gêneros mais populares da Bahia.

Agora, Veveta foi além e passou a trabalhar o pagodão em suas próprias músicas. Para o Carnaval 2024, por exemplo, a grande aposta é o hit 'Macetando', gravado em parceria com Ludmilla, no lançamento da turnê Ivete 3.0, no Rio de Janeiro. Mas, para quem não lembra, esse é o segundo ano consecutivo que Ivete aposta em uma música de pagode.

No ano passado, ela já tinha investido na canção 'Cria da Ivete', do projeto 'Chega Mais', gravado na Casa Pia, em Salvador. Em 2023, a música foi uma das preferidas do público na folia e disputou acirradamente o título de 'hit do Carnaval', chegando a vencer algumas premiações.

Em entrevista exclusiva ao BNews, Ivete explicou a escolha por trabalhar mais uma vez uma música de pagode, que teve certa influência da produção do ano passado, principalmente no quesito de exaltar a mulher, e cravou que enxerga 'Macetando' como o grande hit da folia de 2024.

BNews - Ivete, você é considerado um dos maiores nomes do axé e tem grande parte do seu repertório do gênero. Mas, a música é plural e você já se mostrou em diversas vertentes. Pelo segundo ano, sua aposta para o Carnaval é um pagode, a que se deve isso?

Ivete Sangalo - Eu atribuo isso, exatamente a esse meu ouvido e essa minha predileção por tudo. Eu sempre ouvi tudo muito, e não tem como negar a potencial e a força do pagode baiano. É um negócio que atinge a gente em lugares inacreditáveis. Eu sou uma cantora, mas não sou diferente da ouvinte, da pessoa do povo, da pessoa da massa. Eu sou parte das pessoas que ouvem as músicas. Então, as sensações que o pagode provoca na massa, provocam em mim também. Então, embora eu seja cantora, mas eu sou uma espectadora, uma ouvinte, que curto e usufrui desse poder que a Bahia tem, dessa diversidade, que é uma característica da Bahia. Então, trazer um pagodão pra mim, além de um privilégio, é uma oportunidade deliciosa de eu poder usufruir da diversão dentro da minha casa.

BNews - Existe alguma influência da 'Cria da Ivete', seja não só pelo ritmo, mas por aceitação do público, agrado pessoal ou até mesmo pela musicalidade, na atual música de trabalho 'Macetando'?

Ivete - Elas duas, embora sejam músicas muito populares e com apelos rítmicos também muito populares, trazem uma mensagem de mulheres completamente empoderadas, vivas, livres e que fazem das suas vidas o que elas bem entendem, que é um espírito muito meu. E eu acho que é algo que a gente tem que cantar, e cantar de novo e ecoar para todos os cantos do Brasil. Elas hypadas, poderosas, gostosas, chegando na cena, porque está tudo muito envolvido dentro de um segmento muito popular, por conta do ritmo e por conta do refrão, que é muito chiclete. Mas tem uma mensagem subliminar aí do poder feminino e da maneira como as mulheres se comportam, e sempre se comportaram, mas hoje as mulheres não aceitam mais ser nãos.

BNews - 'Macetando', inclusive, já tem tido uma aceitação gigantesca do público e até mesmo dos artistas, isso faltando um mês para o Carnaval. Você enxerga como o grande hit da folia 2024?

Ivete - Enxergo. E é.

'Macetando' vira sucesso

Com investimento e atenção para ser música do Carnaval 2024, o hit 'Macetando' tem conquistado cada dia mais espaço nas plataformas digitais. Com adesão de diversos famosos, desde a gravação da coreografia, com as influenciadores Sthe Matos e Vanessa Lopes, a música também tem tido bons resultados no segmento. 

BNews Folia: Qual será a música do Carnaval de Salvador 2024?

Prova disso é que a canção fez Ivete entrar para o top10 das músicas mais ouvidas no Brasil no Spotify. Conforme levantamento da plataforma, a aposta de Veveta para folia está na oitava posição das dez mais ouvidas, além de liderar outras listas de gêneros específicos.

No YouTube, em cerca de 15 dias, a versão ao vivo da música, gravada no Maracanã, já superou a marca de 5,2 milhões de visualizações e ocupa a terceira posição de músicas em alta.