Frente fria deve levar chuva ao Sul do país durante todo o fim de semana.

A onda de calor que se instalou no Brasil deve ganhar força a partir do fim de semana, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As temperaturas devem ficar pelo menos 5ºC acima da média em boa parte dos estados das regiões Sudeste e Centro-Oeste.

De acordo com a meteorologista do Climatempo, Maria Clara Sassaki, a expectativa é de que o próximo domingo (13) seja ainda mais quente. As projeções mais recentes apontam que o pico da atual onda de calor deve acontecer no fim da próxima semana, com temperaturas ultrapassando a marca de 44ºC em algumas cidades do Centro-Oeste.


O Inmet emitiu um alerta de perigo para cinco estados por conta da onda de calor. O fenômeno deve atingir de forma mais intensa São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, além do Distrito Federal.

🌡️As marcas registradas pelos termômetros no Brasil seguem elevadas já a partir desta sexta-feira (10). A temperatura máxima deve ficar próxima de 40 °C em boa parte do Triângulo Mineiro, interior paulista e sul de Goiás. O Espírito Santo também deve registrar calor intenso.

Frente fria ameniza temperaturas em São Paulo

Uma frente fria vinda do Sul do Brasil deve amenizar as temperaturas em São Paulo nessa sexta. Segundo a meteorologista, apesar do alívio, a mudança não é suficiente para quebrar a sequência de dias quentes.

"Essa frente fria vai passar bem afastada no oceano, então não é forte o suficiente para provocar temporais em São Paulo, iguais aos da semana passada", explica Maria Clara Sassaki.

Ela comenta que, apesar desse cenário, não é possível descartar uma chuva pontualmente forte, por causa da combinação do calor intenso com a umidade na região. Mesmo com a frente fria, os termômetros podem chegar aos 30°C em São Paulo.

Chuvas no Sul do Brasil

No Sul, a frente fria que parte para o oceano, combinada a uma área de baixa pressão no Paraguai, deve provocar chuvas ao longo de todo o fim de semana.

O Inmet também emitiu um alerta de previsão de tempestade para a região sul do Rio Grande do Sul. O acumulado de chuva pode chegar a 50 milímetros nas próximas 24 horas, com ventos de 60 km/h e queda de granizo.

Inmet alerta para a previsão de tempestades no Sul do Brasil. — Foto: INMET

Pancadas de chuva são esperadas para toda a região Sul do país. No leste do Paraná e de Santa Catarina, a previsão é de chuvas mais isoladas, com períodos de sol.

As áreas de instabilidade devem se intensificar ao logo do sábado (11), gerando temporais em boa parte da região, em especial no litoral sul do Rio Grande do Sul.