Médicos que tratam o jogador do Buffalo Bills, da NFL, revelaram em entrevista coletiva que o atleta usou caneta e papel em uma prancheta para se comunicar com eles e a família

Em entrevista coletiva, os médicos que atenderam e estão acompanhando Damar Hamlin na Universidade de Cincinnati, Timothy Pritts e William Knight, revelaram que ao acordar da sedação, na noite desta quarta-feira (4/1), a primeira pergunta do jogador foi: "Nós ganhamos?". Damar, ainda entubado, queria saber quem venceu a partida entre seu time, Buffalo Bills, e o Cincinnati Bengals na noite de segunda-feira, quando ele teve uma parada cardíaca em campo.

- Ele foi capaz de reagir a comando, a responder perguntas e até perguntou quem ganhou o jogo - contou Pritt, esclarecendo que ele ainda não é capaz de falar porque segue entubado, ajudado por ventilação mecânica, mas usou papel e caneta em uma prancheta: - Ele se comunicou por escrito. E eu respondi: "Sim, Damar, você ganhou. Você ganhou o jogo da vida".

O jogador ouviu o relato dos médicos sobre tudo o que aconteceu com ele e novamente escreveu, se mostrando surpreso por ter ficado "fora do mundo" por dois dias. Os médicos revelaram ainda que ele está mexendo pés e mãos. Por falar nisso, não tem faltado mão para Damar segurar e apertar desde que acordou.

- Ele segurou a minha mão, as dos pais, de familiares, de pessoas do Buffalo Bills, de todos à ua volta. Ele está segurando muitas mãos - disse Knight, sorrindo.

Os sorrisos dos médicos ao explicarem a enorme evolução de Damar em menos de 72 horas também indicaram que a recuperação do atleta de 24 anos está encaminhada.

-

Entenda o caso

O incidente aconteceu quando restavam 6min06s para o fim do primeiro quarto. O placar apontava 7 a 3 para o Cincinnati Bengals. Após um choque com o wide receiver Tee Higgins, dos Bengals, Damar Hamlin se levantou e, alguns segundos depois, desabou em campo, desacordado. Após 10 minutos de atendimento médico no campo, no qual teve de ser reanimado, Hamlin foi retirado de ambulância e levado para o hospital com pulso, mas em situação crítica. Ele teve uma parada cardíaca, possivelmente causada por commotio cordis.

Jogador da defesa na posição de safety, Damar Hamlin, 24, está em sua segunda temporada na NFL, ambas pelo Buffalo Bills. A partida foi inicialmente suspensa e, mais tarde, adiada sem nova data definida.