Antonio Carlos de Oliveira Barreto
“O Cordel flui pelas águas
Do rio a simplicidade
Sua nascente vem do campo
Ao abraço com a cidade
Galopando por caminhos
de lonjuras e espinhos
clamando por liberdade…”
O Professor e Cordelista Antonio Barreto participa do Festival do Requeijão, na Cidade de Santa Bárbara, sua terra natal, onde será homenageado pela organização do evento.
Conheça um pouco da história do ilustre barbarense.
Antonio Barreto nasceu na fazenda Boa Vista, Santa Bárbara-BA e reside em Salvador desde 1975. Ainda criança, ali no sertão baiano, teve o privilégio de conviver com as mais variadas formas de manifestações populares.
Professor (graduado em Letras Vernáculas e pós graduado em Psicopedagogia e Literatura Brasileira), poeta e cordelista com vários trabalhos publicados em jornais, revistas e antologias.
Publicou dois livros de poesia: “Uns versus Outros e Flores de Umburana”, fez a adaptação do conto de Machado de Assis “A Cartomante” para o cordel, pela editora Nova Alexandria, além da publicação de quatro cordéis ilustrados: “O cravo brigou com a Rosa”, “Atirei o pau no gato”, “Pai Francisco entrou na roda” e “ Se essa rua fosse minha…”
Já publicou, até janeiro de 2017, mais de 180 folhetos de cordel, com destaque para o cordel intitulado “Big Brother Brasil: um programa imbecil”, de grande repercussão no Brasil inteiro.
Em agosto de 2016, Antonio Barreto publicou uma coletânea de cordéis intitulada “Literatura Brasileira em Cordel”, pelo Selo Editorial Castro Alves”.
Também publicou em 2017, (de forma inédita no Brasil) um cordel para colorir, intitulado “Forró dos Animais”.
Os temas abordados no cordel por Antonio Barreto são: crítica social, educação, futebol, humor, biografias e cultura popular.
Faz palestras, recitais e oficinas nas escolas, universidades e outras instituições, além de participar de colóquios, seminários, congressos e festivais de poesia e cultura pelo mundo afora, tendo participado de eventos culturais na França, Colômbia e Paraguai.
Festival do Requeijão