No processo para fechar a lista dos 26 convocados da seleção brasileira para a Copa do Mundo, Tite e seus auxiliares decidiram escolher, um a um, titulares e reservas de cada posição. No ataque, a ponta esquerda foi ocupada por Vini Júnior e Gabriel Martinelli. Já na direita, Raphinha e Antony foram os escolhidos. Ao centro, como referência, a opção foi por um trio, formado por Richarlison, Gabriel Jesus e Pedro. Mas... e Rodrygo?

O jovem de apenas 21 anos foi a exceção, sem ocupar uma vaga específica, mas podendo ser utilizado em todas elas. Até mesmo numa função mais criativa, que vem sendo desempenhada por Neymar.

– A gente tem visto ele jogando de falso 9, jogando de 10, jogando "de Neymar" no Real Madrid, tendo a capacidade de jogar do lado esquerdo e lado direito – explicou Matheus Bachi, filho e auxiliar de Tite, que não esconde a admiração por Rodrygo:

– Ele é um curinga, mas um curinga que faz muito bem todas essas funções.

A versatilidade de Rodrygo é elogiada desde os tempos de Santos, mas foi aprimorada após a chegada dele na Espanha, em 2019. Ambidestro, ele passou a maior parte da carreira na ponta esquerda, mas nunca se opôs a atuar em outras posições e funções.

Mais adaptado ao futebol europeu - e também mais desenvolvido fisicamente - , o atacante tem ganhado espaço no Real Madrid nesta temporada, sendo titular em 14 dos 18 jogos do clube merengue.

– Ele pode jogar na ponta direita, ou também pelo lado esquerdo para substituir o Vinícius Júnior. Em algumas partidas, posso colocá-lo ao lado do Karim Benzema, ou até mesmo no lugar do próprio Benzema. Ele é um atacante completo e isso pode ser muito produtivo para ele –elogiou Carlo Ancelotti, em entrevista recente.

A análise do treinador italiano também foi importante na escolha de Tite e comissão técnica.

– A gente está atento a todos os detalhes. Tivemos no Real Madrid, vimos os treinamentos, conversamos muito com o Ancelotti e com os atletas, o momento deles é muito importante – explicou Cléber Xavier, também auxiliar de Tite.


Mapa de calor de Rodrygo no Campeonato Espanhol 2022/2023 — Foto: Sofascore


Rodrygo (21 anos) na Champions

Total: 13 gols


2022

  • 3 gols (pé direito)

2021

  • 5 gols
  • 2 pé direito
  • 2 pé esquerdo
  • 1 cabeça

2020

  • 1 gol (pé direito)

2019

  • 4 gols
  • 2 pé esquerdo
  • 1 pé direito
  • 1 cabeça

Na Seleção, Rodrygo recebeu a primeira chance ainda 2019, em amistosos contra Argentina e Coreia do Sul. De lá para cá, teve outras cinco convocações e, no total, disputou 124 minutos ao longo de sete jogos. O único gol marcado foi no começo do ano, em partida contra o Paraguai, pelas Eliminatórias.

Na última oportunidade com a amarelinha, em amistoso contra a Tunísia, em setembro, o jovem atuou em posição até então inédita com Tite, como meio-campista.

Rodrygo e os outros 25 convocados se apresentam à Seleção na próxima segunda-feira, em Turim, na Itália. O grupo embarca para o Catar na sexta-feira (19) e estreia na Copa no dia 24, contra a Sérvia, às 16h (de Brasília).