O plantão médico do Flamengo começou a semana da final da Libertadores com a boa notícia de que Thiago Maia não preocupa para pegar o Athletico-PR, sábado, em Guayaquil. Arturo Vidal, que passou por um procedimento na perna, tem alta nesta segunda-feira, e uma lesão muscular tira Guillermo Varela da decisão.

Após deixar a final da Copa do Brasil queixando-se de dores no joelho, Thiago Maia fez tratamento intensivo nos últimos dias e já foi a campo nesta segunda. Preservado no duelo contra o Santos, quando será substituído por Pulgar, o volante fez atividades no campo e participou de alguns minutos do treino com bola juntamente dos companheiros.

Já Arturo Vidal amanheceu a segunda-feira ainda internado após procedimento para drenagem de líquido na perna direita e tem alta do hospital durante a tarde. A previsão é de que faça tratamento no CT na terça-feira, mas atividade no campo só acontecerá no Equador.

Para pessoas próximas, o chileno já deixou claro que não perderá a final de jeito nenhum e ficará à disposição de Dorival. As circunstâncias, no entanto, indicam sacrifício e há chances de que fique fora das últimas partidas do Brasileirão para se preparar já para 2023.

Por fim, uma lesão no músculo posterior da coxa esquerda tira Varela da final. A decisão por não tentar recuperá-lo para a decisão foi tomada em consenso por jogador, comissão técnica e departamento médico diante da proximidade da Copa do Mundo. Com risco de agravamento da lesão e com dois jogadores à disposição para posição, o uruguaio viaja para o Equador para incentivar os companheiros.

Flamengo e Athletico-PR decidem a Libertadores sábado, às 17h (de Brasília), no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador.