Na manhã de hoje, Ana Maria Braga deu um recado para o público no "Mais Você" (TV Globo). A apresentadora falou sobre a carta pela democracia, que será apresentada na próxima quinta-feira em um evento no Pátio das Arcadas do Largo de São Francisco, em São Paulo.

"Essa carta já tem quase um milhão de assinaturas e foi escrita por gente de todos os setores da sociedade brasileira, entidades representativas de diversos setores. Estamos representadíssimos", começou Ana Maria que, na sequência, fez referência ao discurso de Luciano Huck sobre a carta no "Domingão" (TV Globo) de ontem.

"A gente não pensa exatamente igual, graças a Deus. Todo mundo tem o direito de pensar e querer da forma que quiser. A gente pensa diferente, sim, em muitas questões, mas essa é a base da democracia isso se chama democracia. É desse jeito que a gente vai pra frente, avança e tem um país chamado Brasil", continuou.

A apresentadora seguiu, abordando as eleições deste ano e o respeito ao voto: "Pensar diferente não torna ninguém inimigo de ninguém. A gente precisa saber ouvir até pra discordar, até pra entender, desde que o outro escute também. Numa democracia, a gente precisa garantir que todos sejam ouvidos, e o que representa isso? O voto, que o voto seja respeitado. O voto é seu. Esse ano é ano disso, como tem sido inclusive desde a redemocratização do Brasil." 

E 11 de agosto agora é Dia do Advogado. A velha escola lá do Largo São Francisco, mais uma vez, vai dizer não aos ataques às nossas instituições. Não dá pra gente ficar olhando: 'Ah, o dia tá frio aqui, tá quente aí' e falar que não tá acontecendo nada. A democracia depende da vigilância de todos nós.
Ana Maria Braga 

"Eu acho que esse é um recado muito importante e que a gente tem que pensar nele por um Brasil mais feliz, com mais liberdade e democracia É isso que nos dá a democracia, liberdade", concluiu. 

A carta publicada no dia 26 de julho é uma iniciativa suprapartidária que critica os ataques contra o processo eleitoral. O texto tem a assinatura de banqueiros, empresários, juristas, atores e diversas outras personalidades. 

Entre os signatários, estão Chico Buarque, Arnaldo Antunes, Walter Casagrande, Taís Araújo e Fernanda Montenegro.

A leitura da carta contará com a presença do ex-ministro do STF Celso de Mello.