Foi noticiado pelo site "EM OFF" que o jogador de futebol Neymar e a cantora colombiana Shakira estão sendo alvos de ações movidas pelos Ministérios Públicos de Barcelona e da Espanha. Shakira é acusada de fraudar cerca de 14,5 milhões de euros do Tesouro espanhol entre os anos 2012 e 2014 e Neymar, responde por uma suposta corrupção e fraude na contratação dele para o time FC Barcelona.

Com isso, nesta sexta-feira (29/08), foi decretada a prisão dos dois famosos. No caso de Shakira, a justiça de Barcelona pediu prisão de oito anos e uma multa de 24 milhões de euros - cerca de R$ 126 milhões na atual cotação. Já o Ministério Público da Espanha pediu a prisão do atacante brasileiro por dois anos.

O documento com a sentença contra Shakira, segundo a agência de notícias "AFP", foi apresentado para a artista, que se declarou inocente, após ela rejeitar um acordo com o Ministério Público na quarta-feira (27/07), dizendo estar indisposta para comparecer ao julgamento. Com isso, o Tribunal de Barcelona está decidindo se abrirá um julgamento oral para a artista.

No documento, Shakira é acusada pelo Ministério Público de ter usado uma "estrutura corporativa" feita anos antes para evitar os pagamentos na Espanha durante alguns anos, mesmo já residindo no paós por mais de 183 dias por ano, o que é estimulado pela lei. A cantora afirmou em uma nota que o "Ministério Público insiste em recolher o dinheiro ganho em suas turnês internacionais e no 'The Voice'", no período em que "ainda não era residente na Espanha".

Já no caso do jogador Neymar, é mais um caso em sua contratação no time FC Barcelona. Tudo ocorre paós uma denúncia do grupo brasileiro "DIS", ex-proprietário de parte dos direitos do jogador e acusação particular neste caso, sendo considerado prejudicado durante a transferência do atual atacante do PSG para o FC Barcelona.

No começo, o time estimou oficialmente a transferência do jogador em 57,1 milhões de euros, sendo 40 milhões para a família de Neymar e 17,1 milhões para o time brasileiro Santos, porém a Justiça do local calcula que tenha sido por volta de 83,3 milhões de euros. Neymar passará pelo julgamento no Tribunal Provincial de Barcelona em outubro, assim como os ex-presidentes do time, Josep Maria Bartomeu e Sandro Rosell.