Logo após o evento em que a Fifa anunciou as 16 cidades-sede da Copa do Mundo de 2026, o presidente da Fifa, Gianni Infantino, fez uma provocação bem humorada aos Estados Unidos, que vão receber o torneio junto com Canadá e México.

– O que eu disse muitas vezes e digo novamente: nesta parte do mundo, vocês estão liderando o mundo em várias áreas, economia, esportes. Mas no esporte número 1 [o futebol], vocês não estão. Ainda. E o objetivo tem que ser que vocês liderem o esporte número 1.

A Copa do Mundo de 2026 será a primeira da história a ter três países-sede, a primeira a ter 48 seleções e a que vai ter mais jogos: 80, em vez dos habituais 64.

O inchaço no número de participantes do Mundial foi uma promessa de campanha de Infantino, eleito presidente da Fifa em 2016 e reeleito em 2019 para um mandato que vai até 2023.

Infantino também afirmou que a Copa do Mundo de 2026 vai ser "muito maior" do que a de 1994, nos EUA, que até hoje ostenta a maior média de público de todos os mundiais: 68.626 pagantes em média.

– Esta parte do mundo não tem ideia do que vai ser essa Copa do Mundo. Estes três países serão invadidos por uma grande onda de alegria, porque isso é o futebol. O esporte que faz as pessoas se unirem. Esse meio bilhão de pessoas aqui (nesses três países) têm origens em outros lugares. E todos vão se encontrar aqui na Copa.

O Mundial de 2026 terá duas cidades do Canadá, três do México e 11 dos Estados Unidos:

  • Canadá: Vancouver, Toronto
  • México: Guadalajara, Monterrey, Cidade do México
  • Estados Unidos: Seattle, São Francisco, Los Angeles, Kansas City, Dallas, Atlanta, Houston, Boston, Filadélfia, Miami, Nova York


As 16 cidades que vão receber jogos da Copa do Mundo de 2026 no Canadá, Estados Unidos e México — Foto: Infoesporte/ge.globo