A cantora Joelma deixou os fãs preocupados ao aparecer em um show no último domingo (29), em Parauapebas (PA), com o rosto inchado.

Segundo a própria cantora, o inchaço é uma sequela da Covid-19, doença que ela já teve três vezes. Joelma explicou que há meses tem sofrido com o "efeito sanfona", em que há dias que seu corpo fica inchado, mas depois volta ao normal.

Na terça-feira (31), Joelma postou novas fotos no Instagram, onde o rosto já aparenta ter voltado ao normal. O cirurgião dentista Lucas Medeiros, a reação no rosto da cantora também pode ser um edema tardio intermitente e persistente (ETIP), uma reação do corpo ao uso de ácido hialurônico.

"O edema pode acontecer quando nossa imunidade baixa e os anticorpos "atacam" o ácido hialurônico do preenchimento, deixando a região onde existe o preenchimento inchada", explica o especialista. 


O ETIP consiste em episódios de edema no local onde há o preenchimento com ácido hialurônico, que apresentam períodos curtos ou longos de remissão. Os episódios podem ser desencadeados por diversas doenças, como uma gripe forte e a covid-19, que funcionam como gatilhos para a criação do edema.

A recorrência do edema em Joelma, que já se infectou por covid-19 três vezes, pode ser causada porque sua imunidade está comprometida após sucessivas infecções.

Segundo Lucas Medeiros, o edema pode ser revertido com o uso de anti-inflamatórios, corticoides e até mesmo esperando a imunidade voltar. "Não é uma sequela apenas da covid-19, mas pode estar relacionada à doença, que causa uma forte inflamação no corpo", esclarece o profissional.