Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor, economista e ex-participante do "BBB 21" (TV Globo), lamentou os desdobramentos das chuvas que caíram sobre Pernambuco entre a última quarta-feira e a manhã de hoje, que já deixaram ao menos 91 pessoas mortas e 26 desaparecidas.

No story do Instagram, o ex-BBB, que é natural de Jaboatão dos Guararapes, município em Pernambuco, incentivou doações de seus seguidores e desabafou, afirmando que já sofreu com as chuvas no estado.

"A situação de Pernambuco está muito grave, também tem Alagoas que acabei de ver. Então, assim, a gente não pode parar de ajudar. A gente conta com todo mundo que está aqui, então vou reforçar, vou reiterar aqui", disse Gil.

"Eu já tive essa situação. Como vocês sabem, eu já passei por um período que eu, minha mãe e minha família morávamos em uma casa alugada, a chuva bateu, a barreira caiu e a gente precisou ficar abrigado em uma igreja, a que eu frequento, durante um dia. Minha mãe conseguiu limpar, a água encheu metade da casa. Só quem passou sabe como é desesperador."

Gil do Vigor

"A gente precisa ajudar, é um momento muito delicado", pediu ele.

Governo de PE decreta situação de emergência

O total de desabrigados subiu para "cerca de 5 mil", segundo a Defesa Civil de Pernambuco. O governo decretou situação de emergência, assim como 14 municípios da região metropolitana. O decreto permite que os municípios solicitem recursos do Sistema Nacional de Defesa Civil.

Os municípios em emergência são: Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, São José da Coroa Grande, Moreno, Nazaré da Mata, Macaparana, Cabo de Santo Agostinho, São Vicente Férrer, Paudalho, Paulista, Goiana, Timbaúba e Camaragibe.

Além do decreto, R$ 100 milhões foram disponibilizados para os trabalhos de busca e salvamento nas áreas atingidas, assim como para obras de infraestrutura nos municípios atingidos pela chuva.

Hoje, as forças de segurança, Defesa Civil, Exército e órgãos municipais estão atuando em sete pontos de deslizamento da Região Metropolitana. São eles: Zumbi do Pacheco e Curado 4º (Jaboatão dos Guararapes); Areeiro (Camaragibe); Monte Verde/Ibura, Barro e Guabiraba (Recife) e Paratibe (Paulista). 

"Estamos trabalhando com força total, mobilizando os recursos disponíveis, buscando profissionais de vários estados do Brasil com especialidade em resgate em áreas de deslizamentos, além de suporte às áreas atingidas por terra, água e ar", disse o secretário de Defesa Social, Humberto Freire.