Postos de saúde da cidade de São Paulo registravam longas filas de espera para vacinação contra Covid de idosos com 60, 61 e 62 anos. A imunização desse grupo começou a ser feita em todo o estado nesta quinta-feira (29).


Na UBS Jardim Japão, na Vila Maria, na Zona Norte, algumas pessoas chegaram por volta das 6h. Às 7h, a fila dobrava o quarteirão.


O mesmo problema ocorreu em uma UBS na Zona Sul. No local, um casal aguardava para ser imunizado desde as 4h30. Às 8h, centenas idosos esperavam para serem imunizados.


Procura pela vacina da Pfizer

As aglomerações ocorrem principalmente porque as pessoas tentam conseguir tomar a vacina produzida pela Pfizer. Por conta das questões de armazenamento, o imunizante só será usado nas 486 unidades básicas.


Algumas pessoas chegaram a desistir da imunização no megadrive-thru da Vila Maria após serem informados que no local só seria aplicada a vacina produzida pela AstraZeneca.


Segundo o secretário Municipal da Saúde de São Paulo, Edson Aparecido, não é possível escolher qual vacina tomar. As unidades básicas começaram a aplicar as doses da Pfizer nesta manhã e, assim que o estoque acabar, serão usadas as vacinas da AstraZeneca.

O secretário afirmou que o imunizante, após ser descongelado, precisa ser consumido em até cinco dias. Entretanto, Aparecido acredita que, por conta da procura, o lote entregue ao município será aplicado ainda nesta quinta. "Hoje seguramente se esgota o lote da Pfizer que veio para o município".


Ainda de acordo com o secretário, o intervalo entre a primeira e a segunda dose de ambas as vacinas é o mesmo.


A cidade seguirá a orientação do Ministério da Saúde de aplicar a segunda dose do imunizante da Pfizer no intervalo de 12 semanas.

De acordo com a gestão estadual, a expectativa é a de imunizar 1,4 milhão de pessoas desta faixa etária.


Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital paulista estão abertas para imunização contra o coronavírus, assim como os pontos de drive-thru, os postos volantes das farmácias parceiras e os centros-escolas (confira abaixo).


Os drive-thrus oferecem exclusivamente a aplicação da primeira dose da vacina AstraZeneca.

A primeira dose da vacina da Pfizer, que começa a ser utilizada na capital nesta quinta, será aplicada nas 468 UBSs, que também contarão com os imunizantes da AstraZeneca e da CoronaVac, esta última apenas para aplicação da segunda dose.


Todas as pessoas que integram os públicos da campanha podem acessar o site Vacina Já para confirmar o pré-cadastro.