A viúva da lenda de Hollywood Kirk Douglas, Anne, morreu nesta quinta-feira (29) em sua casa em Beverly Hills, dias após seu 102º aniversário, anunciou sua família.


Falecido em fevereiro de 2020 aos 103 anos, Kirk Douglas conheceu Anne em 1953 em Paris, durante as filmagens do filme "Mais forte que a morte".


Após um intenso namoro, eles se casaram em Las Vegas em 29 de maio de 1954. "Não foi romântico, mas foi legal e seu novo marido prometeu a ela que um dia eles se casariam novamente com grande alarde", relembrou sua família no aviso de falecimento enviado à AFP.


Kirk Douglas cumpriu essa promessa em 2004, no 50º aniversário de casamento. O casal teve dois filhos - Peter e Eric - e formou uma família com dois outros filhos - Michael e Joel - que Kirk teve de uma união anterior com Diana Dill, a quem Anne Douglas chamava de "nossa ex-esposa".


Nascida Hannelore Marx em uma família alemã em Hannover em 23 de abril de 1919, Anne foi enviada para um internato suíço e não queria voltar para a Alemanha de Hitler, continuando seus estudos na Bélgica, até que os nazistas bombardearam Bruxelas em 1940.


Anne então fugiu para a França com alguns amigos. Como ela possuía documento de identidade alemão, eles a pressionaram a se casar com Albert Buydens para obter a nacionalidade belga, tornando-se Anne Laure Buydens.


A França também foi rapidamente ocupada por tropas alemãs, mas seu domínio de várias línguas permitiu-lhe trabalhar para uma distribuidora de filmes francesa.


Depois da guerra, continuou na França, trabalhando para o canal americano NBC e, depois, para John Huston na produção de "Moulin Rouge" (1952), antes de conhecer Kirk Douglas.


Anne Douglas investiu muito em obras artísticas e filantrópicas.


Em particular, ela convenceu o marido a leiloar uma grande parte de sua coleção de arte para financiar a renovação de 400 pátios de escolas de Los Angeles no final dos anos 1990.


"Muitas vezes me pergunto o que teria acontecido comigo se eu não tivesse me casado com Anne", disse Kirk Douglas, explicando que ela "o salvou da ruína" ao avisá-lo para ter cuidado com seu advogado.

Ele também disse que ela "salvou sua vida" ao se recusar a permitir que ele embarcasse em um avião que acabou caindo.