O meganavio que encalhou e está bloqueando o Canal de Suez há quase uma semana voltou a flutuar parcialmente nesta segunda-feira (29), segundo a Inchcape Shipping Services. O serviço de rastreamento de navios VesselFinder alterou o status do navio para "em andamento" em seu site (veja abaixo).

O navio de contêineres Ever Given, que tem 400 metros de comprimento e 220 mil toneladas, voltou a flutuar às 4h30 do horário local (23h30 no horário de Brasília), segundo a Inchcape, um provedor global de serviços marítimos.

Horas depois, o presidente do Egito, Abdel Fattah al-Sisi, afirmou que os egípcios conseguiram encerrar a crise. "Ao restaurar as coisas ao seu curso normal, com as mãos egípcias, o mundo inteiro pode ter certeza do caminho de seus bens e necessidades que são transportados por esta artéria de navegação", afirmou al-Sisi.

Vídeo publicado nas redes sociais indicar que o navio girou, abrindo espaço no canal. Outras imagens que não puderam ser checadas pela agência de notícias Reuters mostravam comemoração e buzinas vindo dos navios que trabalha na operação para desencalhar o navio.

Com isso, aumentam as esperanças de que a rota mais curta entre a Ásia e a Europa seja reaberta em breve. Com 193 km, o Canal de Suez liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e cerca de 12% de todo o comércio global passa pelo local.

Nick Sloane, o mestre em salvamento responsável por desvirar o Costa Concordia, navio de cruzeiro que afundou na costa da Itália em 2012, havia dito na quinta-feira (25) que a melhor chance de fazer o navio flutuar poderia ocorrer no domingo (28) ou na segunda-feira (29).

Isso porque a maré de primavera adicionaria 18 polegadas (46 centímetros) extras de profundidade ao canal, quando a maré chegaria ao pico, o que permitiria mais manobras, segundo a Bloomberg.

O navio Ever Given, operado pela empresa Evergreen, encalhou na terça (23) no km 151 do canal, em meio a ventos fortes e uma tempestade de areia, bloqueando a passagem de todos os outros navios.

O Canal de Suez foi inaugurado em 1869, para ligar o Mar Vermelho ao Mediterrâneo, e é uma das rotas de navio mais utilizadas do mundo, com capacidade para receber navios gigantes de até 240 mil toneladas.

A alternativa para fazer a rota Ásia-Europa é dar a volta em toda a África, pelo Cabo de Boa Esperança, o que faz o trajeto entre os portos do Golfo e de Londres ter o dobro de distância e adiciona de uma a duas semanas à viagem.


Cerca de 12% do comércio global passa pelo canal de 193 km, que fornece a ligação marítima mais curta entre a Ásia e a Europa.

Cerca de 50 navios passaram por dia no canal em 2019, o que representa quase um terço do tráfego mundial de navios de contêineres, e a rota concentra grande parte do petróleo transportado por mar.

As taxas de embarque para os navios petroleiros quase dobraram depois que o Ever Given encalhou, e o bloqueio interrompeu as cadeias globais de abastecimento.

Segundo a Bloomberg, cerca de US$ 9,6 bilhões em tráfego marítimo diário foram interrompidos pelo navio que encalhou (mais de R$ 50 bilhões).

O número é baseado em uma estimativa da Lloyd's List, que aponta cerca de US$ 5,1 bilhões em mercadorias passam pelo canal por dia no sentido oeste (Europa) e aproximadamente US$ 4,5 bilhões no sentido leste (Ásia).