Uma menina de 4 anos morreu ontem ao ser atingida por um raio na praia da Boca da Barra, em Rio das Ostras - cidade do do estado do Rio de Janeiro. A criança estava acompanhada da avó e da irmã mais velha. Elas brincavam na areia quando a criança foi atingida.

Segundo a prefeitura, o caso ocorreu às 15h30. A menina chegou a ser socorrida no local e posteriormente levada para uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento), mas chegou ao local já sem vida.

O funcionário de um restaurante próximo, Augusto Souza, disse que outras pessoas estavam na praia no momento que a menina foi atingida.

"O céu tava bem preto, mas não estava chovendo ainda naquela hora. Tinham outras pessoas na areia. Foi um dia quente. De repente, a menina caiu, teve correria, quem tava ali tentou ajudar como podia, mas não deu. Muito triste. Só depois que a chuva caiu pra valer", afirmou ele.

O professor de meteorologia da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Lucio Silva, que explicou que a queda de raios não tem relação com a água do mar, mas sim com áreas descampadas.

"Em tempestade com raio, o último lugar que você deve ficar é um local descampado. Não tem relação com areia, com água, tem relação com o local aberto. Em um espaço descampado, o caminho mais curto entre a atmosfera e chão, é a cabeça da pessoa. Não se deve ficar de baixo de árvores também, deve-se procurar abrigo edificado, carro ou ônibus - esses são os locais mais seguros, pois são isolados", explicou o professor.